Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 04/11/2024
Pela primeira vez na história da Cúpula de Líderes do G20 haverá uma Cúpula Social e ela terá a participação dos representantes dos servidores públicos brasileiros. Destinado a ouvir as vozes e colher as sugestões das cidadãs e cidadãos das 19 economias mais potentes do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, o G20 Social acontece de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro.
O evento será realizado dias antes da Cúpula de Líderes do G20, que está agendada para os dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro.
No dia 14, haverá uma oficina com o tema: A importância do serviço público para a inclusão social. O debate contará com a presença de representantes da Condsef/Fenadsef, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades nacionais, das três esferas do setor público, filiadas à CUT.
“Iremos apresentar a realidade brasileira para os representantes dos países que participarão do encontro. A ideia é mostrar o quanto o Brasil está aquém em investimentos no setor público, comparado a outros países, inclusive países liberais como os Estados Unidos da América, Inglaterra e França. Chamaremos a atenção para as políticas fiscais de restrição aos investimentos públicos adotadas pelos últimos governos. Uma das causas da desigualdade social no país é o baixo investimento em serviços públicos de qualidade. E as políticas fiscais vão na contramão disso para garantir a rentabilidade do sistema financeiro”, comentou o diretor da Condsef/Fenadsef e da CUT, Pedro Armengol.
Durante os três dias do G20 Social serão realizadas outras atividades organizadas pelas entidades da sociedade civil como debates, encontros, workshops, plenárias e rodas de conversa. As discussões sempre terão como norte as três prioridades definidas pela presidência brasileira do G20 para discussões globais: combate à fome, à pobreza e às desigualdades; combate às mudanças climáticas e transição energética justa; e nova governança global.
Durante o encontro também será realizada uma feira com 180 bancas de alimentos, publicações, serviços e artesanatos. Além disso, o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza apresentará shows de grandes artistas brasileiros, nas três noites.
Ao final das discussões, acontecerá uma grande plenária para a aclamação do texto final.