SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Fundaj poderá oferecer cursos de especialização Latu Senso em 2017


Com a novidade, provavelmente a Fundação já irá oferecer os primeiros cursos no primeiro semestre do ano que vem

Publicado: 07/12/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) acaba de ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como Escola de Governo. O credenciamento irá possibilitar a Fundaj oferecer cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), antes só ofertados por instituições de ensino superior. Com a novidade, provavelmente a Fundação já irá oferecer os primeiros cursos no primeiro semestre de 2017. 

“Estamos apenas aguardando a publicação da portaria no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer em breve. Como já temos dois projetos de cursos bastante avançados, acredito que poderemos lançar editais logo após o Carnaval”, informou o diretor de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor), da Fundaj, Diogo Helal.

A Fundação irá lançar cursos em três diferentes eixos. No primeiro estão os cursos da área educacional, voltados para professores e gestores da área. O segundo é ligado às políticas de governo e políticas públicas e o terceiro ligado à formação em artes e cultura. 

O processo de credenciamento da Fundaj teve início em 2014, com uma visita de técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Na ocasião, os técnicos do Inep avaliaram o projeto pedagógico da Escola de Governo que a Fundaj pretendia implantar, o corpo docente da Fundação e a sua infraestrutura. 

“De início, a Fundação já recebeu o conceito quatro, em uma escala que vai de um até cinco”, destacou Diogo Helal.

Em seguida, o processo tramitou no Inep e foi encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, no último mês de setembro. O Conselho aprovou o credenciamento durante uma reunião da sua Câmara de Educação Superior, realizada em novembro passado. “Agora é esperarmos a portaria para iniciarmos os cursos”, comentou o diretor da Fundaj. 

A Fundaj atua na área de pesquisa, educação e cultura, e tem aproximadamente 270 servidores. A instituição já oferece dois cursos de pós-graduação Stricto Sensu. São os cursos de mestrado profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio e mestrado em Educação, Culturas e Identidades.  Dois cinemas, o Museu do Homem do Nordeste e outras iniciativas culturais também fazem parte da instituição.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X