SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Fórum debaterá a importância da urologia e ginecologia no envelhecimento


O encontro acontecerá das 14h30 às 17h, no auditório Dom Helder Câmara, localizado no térreo do Bloco A, da Unicap, com entrada gratuita e aberta a pessoas de todas as idades

Publicado: 03/05/2023


A Universidade Católica (Unicap), em parceria com o Sindsep-PE, irá promover mais uma edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento na próxima terça-feira (09). Neste encontro, será debatida “A contribuição da urologia e da ginecologia para o envelhecimento saudável”. Este ano, o Fórum tem como tema central: “Fome de viver com saúde e dignidade no envelhecimento”. 

O encontro acontecerá das 14h30 às 17h, no auditório Dom Helder Câmara, localizado no térreo do Bloco A, da Unicap, com entrada gratuita e aberta a pessoas de todas as idades. As palestrantes são a fisioterapeuta pélvica e obstétrica, Valéria Conceição Passos de Carvalho, a mestra em fisioterapia, Silvana Uchôa, e a ginecologista, Sandra Helena Rios de Araújo. Como mediadora, a coordenadora do curso de fonoaudiologia da Unicap, Maria da Conceição Cavalcanti. O encontro contará ainda com a participação musical do coordenador do MPB Unicap, Percy Marques Batista. 

“Falar em saúde na terceira idade significa falar em prevenção. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de atingirmos o envelhecimento saudável. E a ida ao urologista e ginecologista é fundamental para o acompanhamento da nossa saúde. Assim como dialogar a respeito deste assunto é importante para todos e todas. Por isso, convidamos os servidores e servidoras federais a participarem do Fórum”, comentou o coordenador do Núcleo dos aposentados do Sindsep-PE, Laércio Vicente.  

A urologia tem grande importância na Saúde dos homens. Além de ser a especialidade médica que cuida de todo o sistema reprodutor masculino, o especialista desta área também auxilia nos cuidados dos rins, ureteres, bexiga, urina e uretra. Avaliações referente à próstata é um dos principais fatores que tornam rara a ida de homens ao urologista. Por preconceito e, muitas vezes, falta de informação, muitos deixam de realizar seus exames de rotina e acabam descobrindo problemas sérios de saúde em estágio avançado ou até mesmo tarde demais.

Já a ginecologia tem como foco a prevenção, controle, diagnóstico e tratamento de diversas doenças como câncer, doenças venéreas, infecções, alterações menstruais, prolapso pélvico, monitoramento do uso de anticoncepcionais e gravidez. 

"Por isso a importância de levarmos esses dois assuntos para todas as pessoas", complementou Laércio Vicente. 

A programação anual continua com um novo encontro no dia 13 de junho com o tema: “A contribuição da cardiologia e da angiologia para o envelhecimento saudável”. O segundo semestre do ano será aberto pelo fórum com um debate, no dia 08 de agosto, sobre “A contribuição da odontologia, fonoaudiologia e da oftalmologia para o envelhecimento saudável”. No dia 12 de setembro, o Fórum irá promover mais um encontro. Dessa vez com o tema “A contribuição da psicologia e da psiquiatria para o envelhecimento saudável”.  

Já no dia 10 de outubro, a geriatria e a gerontologia serão o foco do encontro com o tema: “A contribuição da geriatria e da gerontologia para o envelhecimento saudável”. O Fórum fecha o ano debatendo, no dia 14 de novembro, “A contribuição da espiritualidade e da ludicidade para o envelhecimento saudável”. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X