SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Feira de produtos orgânicos começa quinta, na sede do Sindsep-PE


Das 7h às 12h, agricultores de assentamentos localizados na zona rural do município de Pombos estarão comercializando seus produtos, todos cultivados sem nenhum tipo de agrotóxicos

Publicado: 10/11/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Depois da boa aceitação do público durante as comemorações do Dia do Servidor, no final de outubro, o Sindsep-PE resolveu deixar fixa a feira de produtos orgânicos em sua sede. A partir desta semana e, nas quintas subsequentes, das 7h às 12h, agricultores de assentamentos localizados na zona rural do município de Pombos estarão comercializando seus produtos, todos cultivados sem nenhum tipo de agrotóxicos.

São frutas, legumes, raízes e verduras cultivados a partir de técnicas de compostagem, utilizando biofertilizantes, e rotação de cultura. E o melhor: os produtos têm preços acessíveis. A produção dos assentamentos obedece a normas técnicas, com a autorização de órgãos como Incra, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA),  Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). Os agricultores também recebem capacitações e participam de cursos diversos de plantio.

O grande diferencial entre os alimentos orgânicos e os não orgânicos é a utilização, nos produtos não orgânicos, de agrotóxicos, inseticida, fungicidas, herbicidas e adubos químicos diluíveis. Esses componentes, além de anularem o valor nutricional dos alimentos, ainda contribuem para o surgimento de várias doenças, como o câncer, por exemplo. Contrário a tudo isso, os produtos orgânicos são cultivados em harmonia com o meio ambiente e são mais nutritivos. Isso porque os orgânicos possuem menos água em sua composição, fazendo com que os nutrientes fiquem mais concentrados.

Agrotóxico: veneno à mesa

Com o título Agrotóxicos: Impactos na Vida e no Trabalho, A CUT Nacional lançou, no final do mês passado, uma cartilha em parceria com o Fórum Nacional de Combate aos Agrotóxicos, do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e da Via Campesina, com apoio do Solidarity Center da AFL-CIO. O objetivo da publicação é informar à classe trabalhadora e à população em geral os riscos ao consumir produtos com agrotóxicos.

“A indústria multinacional dos agrotóxicos está destruindo nossos rios, nossas matas e trazendo alimentos envenenados à mesa das famílias. Nossa tarefa é denunciar essa fábrica de doenças e todos os instrumentos que ela utiliza para que as pessoas não tenham consciência das reais consequências de sua atuação. E mostrar que agricultura familiar é a alternativa de trabalho e vida saudável que o Brasil deve adotar em escala cada vez maior”, comentou Jasseir Fernandes, ex-secretário de Meio Ambiente da CUT e atual presidente da CUT-ES. A cartilha está disponível no site da CUT para download. Qualquer pessoa pode baixar o arquivo. É só entrar no endereço http://www.cut.org.br/acao/cartilha-agrotoxicos-impactos-na-vida-e-no-trabalho-9e4a/.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X