SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Encontro de políticas públicas segue até hoje em Palmares


Aproximadamente cem pessoas participam. Hoje pela manhã tem o painel avanços e desafios na implementação das políticas de saúde do servidor e do trabalhador. À tarde tem dinâmica de interação, trabalho de grupo e uma plenária

Publicado: 10/09/2015
Escrito por: Ascom Sindsep

O Sindsep-PE realiza o terceiro Encontro de Políticas Públicas Transversalizando Gênero,Raça/Etnia e Saúde do Trabalhador no interior do estado. O evento acontece dessa vez em Palmares. O início foi ontem e deve seguir até a tarde de hoje, no Teatro Apolo, no centro da cidade. 

Aproximadamente cem pessoas participam do encontro de políticas públicas em Palmares. Hoje pela manhã tem o painel Avanços e desafios na implementação das políticas de saúde do servidor e do trabalhador e a importância da participação social para a sua efetivação. À tarde tem dinâmica de interação, trabalho de grupo e uma plenária. O objetivo é tirar propostas para serem trabalhadas pela Secretaria de Políticas Públicas do sindicato. 

ABERTURA

Ontem, a mesa de abertura contou com a participação de várias autoridades locais responsáveis por políticas públicas no ramo de gênero, raça/etnia e saúde do trabalhador. Entre elas, Silvânia Nascimento, Conselheira Municipal de Saúde e integrante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Palmares; Ana Rosa, coordenadora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Palmares; Juarez Correia de Araújo da Secretaria de Saúde de Joaquim Nabuco; a vereadora Paulete da cidade de Palmares; e Ademir Bazílio da Associação LGBT da Mata Sul.

O Sindsep-PE foi representado pela coordenadora geral, Maria das Graças Oliveira, e pela diretora territorial de base da Mata Sul, Carmem Campos Santana.

Na mesa de abertura, Ana Rosa, da Secretaria de Saúde de Palmares, parabenizou a iniciativa do sindicato: “É um desafio muito grande reunir vários grupos para falar desse tema. Requer maturidade”. 

Representando o controle social, Silvânia Nascimento foi enfática: “Queremos políticas públicas”. Se referindo à saúde do trabalhador, ela relata que infelizmente muitos trabalhadores ainda não têm consciência dos seus direitos e da necessidade de reconhecerem que estão doentes. 

“Esse evento não é apenas da Secretaria de Políticas Públicas do Sindsep, como também não é apenas do sindicato. Esse encontro conta com o apoio de vários sindicatos de Palmares e da região”, frisa a diretora territorial de base, Carmem Santana.

PALESTRAS 

Ontem também foram realizadas algumas palestras. Betânia Souza Leão, coordenadora do curso técnico de Segurança do Trabalho da Escola Técnica de Palmares, fez um levantamento histórico da Segurança do Trabalho no Brasil e no mundo. História que começa desde a Grécia Antiga. Ela também exibiu um vídeo sobre o assunto que traz a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Ademir Bazílio falou sobre identidade de gênero, transexualidade e homossexualidade. Ele explicou esses conceitos e falou também do trabalho da Associação LGBT nas escolas para conscientizar as crianças sobre o assunto, evitando assim preconceitos. 

O professor Lúcio passou do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmares (Sinsenpal), palestrou sobre raça e etnia. Ele falou dos avanços raciais obtidos nos últimos anos no Brasil, como a criação de cotas, por exemplo. Falou também da xenofobia na Europa, ou seja, da aversão dos europeus aos povos de outras nações.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X