SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Empregados da Ebserh em Recife e Petrolina apostam na paralisação para avançar


A ideia é pressionar a empresa para reabrir as negociações com os trabalhadores

Publicado: 12/04/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Os empregados da Ebserh em Pernambuco lotados no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE e no Hospital Universitário (HU) da Univasf decidiram encaminhar à plenária nacional do setor, no próximo dia 15, a proposta da realização de paralisações de advertência. A ideia é pressionar a empresa para reabrir as negociações com os trabalhadores. Os encaminhamentos foram deliberados na última segunda-feira, em assembleias realizadas pelo Sindsep-PE nos respectivos órgãos.

A data-base do setor é 1º de março. A Condsef entregou uma minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 com a proposta dos trabalhadores desde janeiro. A Ebserh chegou a fechar um calendário de negociações com os trabalhadores. As negociações do novo acordo deveriam ter sido iniciadas em fevereiro, mas como o acordo anterior não havia sido superado, o prazo acabou se estendendo. Por fim, quando estava prevista reunião para a empresa mostrar uma contraproposta à categoria, o encontro foi cancelado sem justificativa e sem agendar nova data.  

Para Gislaine Fernandes do HC/UFPE, a empresa está esperando uma movimentação dos trabalhadores. “É o jogo de poder. Se não fizermos nada, é possível que o governo não ofereça nada”, dispara a representante de Pernambuco na mesa nacional de negociações. Os trabalhadores também avaliaram que se trata de um ano de eleições e o país passa por uma grave crise política, por isso, não dá para prorrogar as negociar. 

Nas assembleias realizadas nessa segunda foram eleitos por aclamação três delegados para participar da plenária nacional dos trabalhadores da Ebserh, no dia 15, em Brasília. O evento será realizado pela Condsef com o objetivo de tirar encaminhamentos de luta para o setor. No HC/UFPE foram eleitos Gislaine Fernandes e Sérgio Nascimento e no HU/Petrolina, Iara Sá. 

Durante as assembleias, os empregados do HC/UFPE denunciaram que não estão sendo liberados pelas chefias para participarem das assembleias. A diretora do Sindsep-PE, Lindinere Ferreira, que estava presente na assembleia de Recife se comprometeu que o sindicato enviará ofício ao superintendente Frederico Ribeiro para tratar novamente sobre esta demanda.

Em Petrolina, os empregados questionaram porque até agora não receberam o retroativo da insalubridade. Em Recife, Gislaine Fernandes informou que a Ebserh se comprometeu em fazer uma norma de freqüência para regularizar troca de plantões, pontos facultativos e outros itens de natureza administrativa. O documento só deve ser publicado quando houver consenso com os trabalhadores.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X