Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 18/02/2025
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Em 2008, o governo publicou uma lei transformando a rubrica “Indenização de Campo” - recebida pelos servidores e servidoras da Funasa e do Ministério da Saúde – em Gacen e Gecen. Mas, na época, alguns cargos ficaram de fora das novas nomenclaturas. E também, a medida que os reajustes foram acontecendo, nem todos incidiam sobre essas gratificações de combate e controle de endemias.
Agora, como forma de corrigir esse erro, a Condsef/Fenadsef propôs uma emenda à Medida Provisória (MP) 1.286/2024, que traz reajuste para 45 carreiras do serviço público federal. A ideia é estender a Gacen e Gecen para os cargos que ficaram de fora, em 2008, bem como criar mecanismo de reajuste das gratificações.
A emenda da Condsef/Fenadsef sobre a Gacen e Gecen foi apresentada no Congresso pela deputada Erika Kokay (PT-DF). Agora, a esperança que é, no momento da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2025), os parlamentares aprovem essa, bem como as demais emendas propostas pela entidade.
Em vídeo, o secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira, fala mais sobre essa emenda e a respeito também dessa bandeira histórica dos servidores e servidoras da Funasa e do Ministério da Saúde.