SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Em entrevista, ministra da Gestão fala sobre pautas de interesse dos servidores. Confira


Ao longo de mais de uma hora, Esther Dweck falou desde reforma Administrativa até se haverá espaço no orçamento para a concessão de reajuste ao servidor em 2024. Com a hashtag #NegociaMinistraEsther, servidores participaram ao vivo no chat. Assista

Publicado: 29/09/2023




Da Condsef/Fenadsef

Nessa quinta-feira, 28, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, falou sobre temas de interesse dos servidores em entrevista ao "Rumos do Brasil", uma série realizada pelo JOTA em parceria com o XVV Advogados. Ao longo de mais de uma hora, a ministra falou desde reforma Administrativa até se haverá espaço no orçamento para a concessão de reajuste aos servidores em 2024. Com a hashtag #NegociaMinistraEsther, servidores participaram ao vivo no chat. Confira a íntegra AQUI e acima.  

Apesar do reconhecimento de que é preciso avançar e garantir mais e melhores serviços públicos à população, o governo ainda não apresentou propostas efetivas de como esses avanços devem acontecer. Até o momento, o MGI informou que o governo tem R$1,5 bilhão reservado no orçamento para atendimento de toda a pauta apresentada pelo funcionalismo. Na prática, o valor não representa sequer 1% de recomposição num cenário onde as perdas salariais acumuladas nos últimos anos ultrapassam 30% para a maioria dos servidores. 

Nem na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), nem nas mesas setoriais que começaram a ser instaladas, surgiram propostas capazes de atender as reivindicações mais urgentes apresentadas pelos servidores. 

"Levando em consideração que apareceram R$300 bilhões para a turma do agronegócio não é possível aceitar que para recompor os serviços públicos o governo apresente um orçamento tão insuficiente. Nós lutamos muito para mudar o cenário político brasileiro, mas as políticas públicas não irão avançar com essa proposta", destacou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva. "Devemos ficar atentos e vamos construir um calendário de mobilização. O momento é de mobilizar para disputar o orçamento", defendeu. 

2 a 7 de outubro tem semana de mobilização

Na próxima semana, a categoria promove uma série de atividades de mobilização que terá como destaque um Dia Nacional de Luta na terça-feira, 3 de outubro. Ao longo da próxima semana, entre os dias 2 e 7, várias atividades vão reforçar o processo de mobilização dos servidores pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024, arquivamento da PEC 32 e em defesa dos Serviços Públicos.

Na segunda, 2, haverá pressão aos parlamentares, além de uma live que vai debater o impacto do Arcabouço Fiscal nas política sociais e na valorização dos servidores e serviços públicos. No dia 4 tem vigília em frente ao MGI pela inclusão dos servidores no orçamento. No sábado, 7, está prevista uma nova plenária presencial dos servidores federais em Brasília onde estará em debate a possibilidade de greve no setor para buscar atendimento das pautas de reivindicação que ainda não avançaram.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X