SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Educação protesta contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio de Temer


No dia em que a PEC 241 foi apreciada em segundo turno na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira, 25 de outubro, o setor da educação (estudantes, docentes e técnico administrativo da rede federal) se mobilizaram contra a matéria

Publicado: 25/10/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

No dia em que a PEC 241 foi apreciada em segundo turno na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira, 25 de outubro, o setor da educação (estudantes, docentes e técnico administrativo da rede federal) se mobilizaram contra a matéria, conhecida como a PEC do teto, que congele os investimentos em saúde e educação por 20 anos, e também contra a reforma do ensino médio. Teve protesto em todo o Brasil, em um Dia Nacional de Luta. Em Pernambuco foram registrados protesto em Recife, Vitória de Santo Antão, Ouricuri e Petrolina.

Em Recife, após mobilizações durante o dia nas universidades federais e no IFPE, à tarde, para fechar a programação, teve ato público no Derby (FOTOS 3 E 4). A atividade foi unificada com sindicatos da categoria na base estadual e municipal, como o Sintufepe e Simpere, além da CUT e outras centrais.

“Não podemos aceitar uma PEC como essa, que tem o objetivo de cortar gastos em cima da saúde, educação e de programas sociais. As despesas primárias juntas não representam nem 10% do PIB brasileiro. Precisamos sim, encontrar alternativas para controlar os gastos com dívida pública, que essa sim, é a maior parcela, leva mais de 45% do PIB. Precisamos baixar as taxas de juros, combater a sonegação fiscal e cortar renúncias. O povo não pode e não vai pagar essa conta”, ressalta a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.

INTERIOR
Em Petrolina, os técnicos administrativos e docentes DO IF Sertão Zona Rural e IF Sertão Petrolina paralisaram as atividades por 24 horas no Dia Nacional de Luta(FOTOS 1 E 2). Já os estudantes estão ocupando o campi até esta sexta, 28, quando deve acontecer nova assembleia para decidir o rumo da mobilização. Também estão ocupando os campis os estudantes do IF Sertão PE Ouricuri e UFPE Vitória de Santo Antão. 

“Nossa mobilização em Petrolina, nos campis dos dois institutos, começou com um café da manhã. Em seguida foi realizado o ato público”, conta o diretor territorial de base do Sindsep-PE no Sertão, Paulo Batista de Castro.

VOTAÇÃO DA PEC 241
Até o fechamento desta edição ainda não tinha sido concluída a votação em segundo turno da PEC 241 na Câmara dos Deputados. Se aprovada, a matéria segue ao Senado e depois à sanção do presidente Michel Temer. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X