SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Dois projetos em disputa e o futuro do país em nossas mãos


Existem dois projetos em disputa e a direção do Sindsep-PE não poderia se omitir diante desse momento tão importante para o nosso país e para o futuro dos serviços públicos

Publicado: 03/10/2022


No próximo dia 30 teremos o segundo turno das eleições para a escolha do novo presidente da República. Existem dois projetos em disputa e a direção do Sindsep-PE não poderia se omitir diante desse momento tão importante para o nosso país e para o futuro dos serviços públicos e do funcionalismo, principalmente a nível federal, que é o nosso caso.

São duas propostas antagônicas e familiares a nós, pois Bolsonaro é o atual presidente da República e Lula já foi por dois mandatos (2002 a 2006 e 2007 a 2010). Vamos agora relembrar a atuação desses dois candidatos enquanto presidentes para que cada um e cada uma de vocês possam refletir e fazerem suas próprias escolhas.

Com Bolsonaro estamos há quatro anos sem qualquer tipo de reajuste. No seu governo nem sequer somos recebidos para negociar. O diálogo com eles é sempre unilateral (do lado deles) e o mesmo (“reajuste zero”). Os concursos públicos ficaram escassos e a infraestrutura para quem atua no serviço público, cada vez mais precária.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19 o governo apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 32/20, que só não foi aprovada até agora graças à resistência do movimento sindical. Conhecida também como a Reforma Administrativa de Bolsonaro, a matéria acaba com os serviços públicos e com os servidores.

Foram menos R$ 35 bilhões para a saúde em 2021 e R$ 40 Bilhões em 2022. O custo de vida da família brasileira aumentou e o desemprego e a informalidade também. O Brasil de Bolsonaro é o país da fome, da fila do osso, da miséria.

Já nos governos Lula, longes da perfeição, conseguíamos manter um diálogo permanente com o então Ministério do Planejamento e avançar na nossa pauta. Tivemos reajustes anuais, criações de carreiras e uma recomposição significativa do nosso corpo funcional. Muitos brasileiros se dedicaram a estudar para ingressar numa carreira pública. Era o Brasil dos “concurseiros”.

Com Lula passamos da 14ª para a 7ª economia mundial. Foi criada a Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, o país saiu do Mapa da Fome da ONU e muitos brasileiros puderam realizar o sonho da casa própria, do carro e do ingresso em uma universidade. Era o Brasil do povo!

Agora, você, servidor, o que você deseja para o seu país: o Brasil de Bolsonaro ou o Lula? O poder de decisão é seu. Nesse momento, pedimos a reflexão de todos os servidores e servidoras. Votem conscientes!

A DIREÇÃO DO SINDSEP-PE
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X