Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 25/11/2024
“Você é doida”, “Você não merece”, “Isso não é coisa de mulher”, “Eu te faço um favor” etc. Essas frases, infelizmente, fazem parte do cotidiano de várias mulheres aqui no Brasil. Em um país machista como o nosso, são expressões enraizadas e normatizadas pela população, incluindo as próprias mulheres. São palavras que ferem e diminuem a autoestima do ser feminino. Uma violência psicológica que antecede, em alguns casos, um mal maior, a violência física. Por isso hoje, 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, o Sindsep-PE vem a público pedir um basta! Chega de violência contra as mulheres!
Os números são assustadores. Uma em cada três mulheres no Brasil já sofreu algum tipo de violência (física, psicológica, sexual, ou patrimonial). O país tem uma média de 4,8 casos de feminicídio por dia. Em 2023 foram 1.463 casos de feminicídio registrados e, este ano, os números tendem a ser maiores, seguindo uma triste tendência de subida ocorrida nos últimos tempos.
Em Pernambuco, entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 3.072 denúncias de violência contra a mulher só no 180, uma média de 438,8 denúncias por mês e 14,6 denúncias por dia no Estado. Essas dados não incluem as denúncias feitas diretamente à PM, responsável pelos atendimentos imediatos de casos de violência.
Denúncia e ativismo
Até o dia 10 de dezembro está no ar a campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher (#21diasdeativismo). Lembrando que o Ligue 180 é o número da “Central de Atendimento à Mulher” do Governo Federal, no qual as pessoas podem fazer denúncias, mas também é um canal de informações e outras formas de ajuda às mulheres. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e a ligação é gratuita. Também é possível acionar o Ligue 180 através do Whatsapp, mandando mensagem para o número (61) 99610-0180.