SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Debates sobre orçamento, comunicação e Estado brasileiro no segundo dia do 13° ConSindsep


O 13° Congresso Estadual dos Servidores(as) e Empregos(as) Públicos(as) Federais no Estado de Pernambuco, o ConSindsep, segue a todo o vapor

Publicado: 08/06/2024
Escrito por: Ascom Sindsep-PE




O 13° Congresso Estadual dos Servidores(as) e Empregos(as) Públicos(as) Federais no Estado de Pernambuco, o ConSindsep, segue a todo o vapor. Na manhã deste sábado (08/06) o dia começou com um debate sobre o orçamento público e as reformas previdenciárias de 2003 e 2017, com o técnico da Subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef, Max Leno. Teve também a palestra "A comunicação do Sindsep/PE e o mundo digital", com a assessora de Comunicação do Sindsep-PE, Deyse Lemos (ver vídeo da manhã).

Na primeira mesa, Max Leno explica que o orçamento é uma lei discutida e aprovada pelo legislativo e ele deve garantir, de acordo com a Constituição, direitos sociais como a Educação. "O orçamento é de R$ 5 trilhões. É muito recurso. Muito dinheiro que está em disputa o tempo todo", reforça técnico do Dieese.

Na segunda mesa da manhã, "A comunicação do Sindsep/PE e o mundo digital", a assessora de Comunicação do Sindsep-PE falou sobre a história da comunicação até chegar às redes sociais e sobre alguns conceitos que envolvem essa cultura da convergência midiática, como cultura participativa e inteligência coletiva. Ela reforçou também a necessidade de todos os servidores e servidoras se engajaram na reprodução das postagens do Sindsep.

"O Sindsep não sou eu ou a direção, sozinha. O sindicato somos todos nós, juntos. Precisamos da ajuda de vocês para compartilhar das informações da entidade e fortalecer a luta", reflete Deyse Lemos.

A tarde de sábado foi tomada por uma mesa com diversos temas. Entre eles, a nova política de transformação do Estado brasileiro, através da digitalização de seus serviços, a Convenção 151 da OIT e as negociações salariais com o atual governo federal. Para discutir esses assuntos estavam presentes o consultor sindical, Vladimir Nepomuceno, o diretor executivo da CUT e Condsef/Fenadsef, Pedro Armengol, e o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.

Vladimir Nepomuceno reforçou a necessidade de modernizar e equipar os órgãos federais, fornecendo equipamentos de ponta para os servidores e servidoras públicas desenvolverem o seu trabalho. Sobre a regulamentalção da negociação coletiva no setor público, Pedro Armengol contou que as tratativas estão avançadas com o governo. Sérgio Ronaldo, por sua vez, reforçou a necessidade de estabelecer esse canal oficial de negociação porque a categoria fica a mercê dos gestores e nos períodos Temer e Bolsonaro não houve diálogo, muitos menos reajuste.

Confira acima, um vídeo com imagens da tarde do segundo dia do 13° ConSindsep.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X