SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

De 19 a 23 de janeiro tem Fórum Social Mundial


O Fórum Social Mundial faz aniversário de 15 anos retornando às suas origens. Depois de cinco anos, o Fórum volta a ser realizado em Porto Alegre.A cidade foi o berço do evento que surgiu como contraponto aos Fóruns Econômicos de Davos, na Suíça, em 2001

Publicado: 08/01/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O Fórum Social Mundial faz aniversário de 15 anos retornando às suas origens. Depois de cinco anos, o Fórum volta a ser realizado em Porto Alegre, entre os próximos dias 19 e 23 de janeiro. A cidade foi o berço do evento que surgiu como contraponto aos Fóruns Econômicos de Davos, na Suíça, em 2001.  O Fórum Social Temático (FST) se propõe a fazer um balanço dos desafios e perspectivas por um outro mundo possível, no sentido de reposicionar e redesenhar as dinâmicas do Fórum frente à nova conjuntura internacional, em especial, os tema das guerras, dos refugiados, da crise climática, das crises econômicas e sociais e da retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em todos os continentes.

As conferências e atividades do Fórum serão realizadas no Parque Farroupilha (Redenção), no Auditório Araújo Viana e no Largo Zumbi dos Palmares, enquanto o tradicional Acampamento da Juventude volta ao Parque Harmonia. A caminhada de abertura, com a participação de convidados nacionais e internacionais, sairá do Largo Glênio Peres, seguirá pela Borges de Medeiros e terminará no Largo Zumbi. A organização espera um público de 20 mil pessoas.

A CUT está se mobilizando para pautar os temas trabalhistas e outros que sejam relevantes para a sociedade. As inscrições de atividades da CUT foram prorrogadas até hoje (11). A programação completa do FST 2016 será divulgada quando se encerrarem as inscrições das atividades.

Quem deseja participar, pode se inscrever até a abertura do evento, no credenciamento que estará localizado no território central do FST 2016, no Parque da Redenção. A taxa de inscrição é de 20 reais e pode ser paga por boleto ou depósito bancário, ou ainda no credenciamento. Tanto as inscrições das oficinas como de participantes podem ser feitas através do www.forumsocialportoalegre.org.br.

Entre os nomes já confirmados estão o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, os criadores do Fórum Oded Grajew e Chico Whitaker, o teólogo Leonardo Boff, o economista Ladislau Dowbor e a presidente do World Peace Council, Socorro Gomes. A lista de convidados – que ainda estão para confirmar – inclui o ex-presidente do Uruguai e senador José “Pepe” Mujica, o ex-presidente Luis Inácio “Lula” da Silva, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o sociólogo espanhol Manuel Castells.

DEFESA DA DEMOCRACIA
Com as mudanças na conjuntura política nacional, especialmente desde quando Eduardo Cunha acolheu processo para abertura de pedido de impeachment contra a presidente Dilma, a defesa do mandato atual e do processo democrático deve ser a grande pauta desta edição temática do Fórum.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X