SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUT lança ‘Aposentômetro’ para cálculo da aposentadoria caso passe a Reforma


Central lança calculadora com o objetivo de alertar a população brasileira sobre os prejuízos que a Reforma da Previdência trará para cada trabalhador e trabalhadora

Publicado: 02/03/2017

Da Ascom Sindsep-PE

Com o objetivo de alertar a população brasileira sobre os prejuízos que a Reforma da Previdência trará para cada trabalhador e trabalhadora, caso seja aprovada, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou o ‘Aposentômetro’. A ação foi lançada em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A calculadora, que ajuda a descobrir com qual idade pode-se aposentar com as mudanças propostas, encontra-se no endereço eletrônico: aposentometro.org.br

A sua utilização é bastante simples. É necessário apenas informar o gênero, data de nascimento e tempo de contribuição para o INSS. A partir dessas informações, o Aposentômetro calcula quanto tempo cada um ainda terá que trabalhar até a aposentadoria, conforme as regras atuais, comparando com as novas regras propostas pelo Governo Michel Temer/PSDB. 

As diferenças são gritantes. Com as mudanças, o contribuinte terá que trabalhar por muitos mais anos até ter o direito a aposentadoria. E grande parte da classe trabalhadora não conseguirá se aposentar. O governo pretende aumentar a idade mínima da aposentadoria para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres do campo e da cidade, além de aumentar o tempo de contribuição de 15 anos para 25 anos. No entanto, para conquistar a aposentadoria integral serão necessários 49 anos de contribuição. 

O Aposentômetro é uma das ações da campanha da CUT contra a Reforma da Previdência que tem como mote: ‘Reaja agora ou morra trabalhando’, que irá tomar as ruas de todo o Brasil nos dias 8 - Dia Internacional da Mulher e, 15 de março - Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência. A calculadora pretende dar aos trabalhadores argumentos para combater a reforma. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X