SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUT faz 40 anos de luta em defesa da classe trabalhadora brasileira


Em Pernambuco, as comemorações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) acontecerão no Armazém do Campo do MST, localizado no centro do Recife, a partir das 18h

Publicado: 28/08/2023
Escrito por: Ascom Sindsep-PE




A maior entidade sindical da América Latina comemora 40 anos de existência nesta segunda-feira (28 de agosto), com festa em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Em Pernambuco, as comemorações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) acontecerão no Armazém do Campo do MST, localizado no centro do Recife, a partir das 18h. Veja AQUI o convite.

A programação contará com sons de maracatus, samba, entre outras atrações. Está confirmada a presença do Maracatu Nação Camaleão, do Samba do Trabalhador e da Batucada do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Pernambuco). 

Na ocasião, também haverá a posse da nova diretoria da CUT Pernambuco, da qual participam o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira, os diretores Eduardo Albuquerque e Gislaine Fernandes, além da servidora aposentada do Incra e militante do Sindsep, Vilma Maria. 

Da fundação aos dias atuais

A Central Única dos Trabalhadores nasceu no período da ditadura militar, lutando pela redemocratização do país e contra a crise econômica e o desemprego que tomava conta do Brasil, graças ao modelo econômico adotado pelo regime que o Brasil enfrentou de 1964 a 1985. Regime que perseguia e oprimia a toda a população, mas principalmente a classe trabalhadora.

A Central foi fundada como uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático. Uma entidade com o compromisso de defender os interesses da classe trabalhadora, baseada em princípios de igualdade e solidariedade. 

Compromisso cumprido até os dias de hoje, quando a CUT está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal, por meio das CUTs estaduais. Com 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 25,8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores na base, A Central está presente em todos os ramos de atividade econômica do país.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X