SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Curso Popular da Juventude no CE debate protagonismo dos jovens na política


Mais de 1.200 jovens de movimentos sociais se reuniram para discutir os desafios e como a juventude deve atuar nesse período político

Publicado: 09/09/2015

Publicado pelo Brasil de Fato 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebeu cerca de 1.200 jovens do campo e da cidade, entre os dias 5 e 8 de setembro, para o primeiro Curso Popular da Juventude, organizado pelo Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O tema do evento, “Juventude do campo e da cidade transformando por aqui”, reuniu jovens estudantes, camponeses, indígenas, quilombolas e trabalhadores de mais de 60 municípios de todas as regiões do estado para debater o protagonismo e o papel da juventude no país.

O curso faz parte de uma série de encontros e jornadas que estão acontecendo em todo o Brasil desde o início do ano. Um dos objetivos é que os jovens se organizem para construir o Levante Popular da Juventude nos seus locais.

Para Paulo Henrique, da direção estadual do MST no Ceará, o Curso Popular da Juventude trouxe à tona um grande processo de mobilização no campo e na cidade.

“Realizamos cursos regionais em Sobral, Cariri, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Crateús, Litoral e Caucaia. Todos esses encontros tiveram três objetivos: unificar a juventude do campo e da cidade, fazer uma boa preparação para o curso estadual e apontar quais os desafios a serem travados pela juventude da classe trabalhadora nos próximos períodos”, diz.

Durante o encontro aconteceram plenárias, rodas de conversa, debates e oficinas que vão do grafite e muralismo ao teatro. 

“A ideia dos cursos populares, que já aconteceram em sete estados, é enfrentar o desafio de colocar a juventude como ator político, para que os jovens sejam um sinônimo de transformação, comprometidos com as reformas estruturais da sociedade, como a urbana, da educação e agrária”, diz Raul Amorim, do setor de juventude do MST.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X