SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Curso 'O modelo político brasileiro' chega ao fim. Mais de 50 pessoas participaram


A atividade foi uma realização do Sindsep-PE em parceira com o Núcleo de Estudos Eleitorais Partidários e da Democracia (Neep) da UFPE

Publicado: 21/10/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Na noite dessa terça-feira foi finalizado o curso O modelo político brasileiro, ministrado pelo cientista político e professor, Michel Zaidan. Foram dois meses de aulas nas terças e quintas-feiras à noite. A atividade foi uma realização do Sindsep-PE em parceira com o Núcleo de Estudos Eleitorais Partidários e da Democracia (Neep) da UFPE. Das mais de 70 pessoas inscritas, 57 frequentaram regularmente e tiveram direito a um certificado para comprovação de carga horária, entregue no último dia de aula.

“Esse curso aconteceu num momento propício, considerando incertezas políticas, econômicas, sociais e éticas, com a classe política desacreditada, fruto de um sistema eleitoral distorcido, que favorece o sistema econômico”, pontua a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira. 

Para o secretário geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, é preciso mostrar à população como funciona o Estado: “Esse curso foi de suma importância para os dirigentes sindicais porque estão no embate do dia a dia com a sociedade. Também achei muito oportuno abri-lo para outras pessoas que não orbitam na esfera pública ou no movimento sindical porque precisamos de uma vez por todas abrimos um diálogo com a sociedade brasileira”.

O curso abordou as origens do modelo político brasileiro, da engenharia institucional do presidencialismo e da relação entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). “O curso fez uma retrospectiva histórica que nos deu condições de entender o que acontece no país hoje”, diz a funcionária do Sindsep-PE, Maria Helena.

Fábio Soares sempre participa das atividades do sindicato. Ele é professor de geografia e garante: “Muito válido os meses de aula. Achei muito interessante o funcionamento do poder Judiciário, de como funciona o imaginário coletivo quando o assunto é político”. Roberto Peres, vigilante, faz parte da oposição do sindicato de sua categoria e explica: “Estou me preparando politicamente”.

O objetivo do sindicato é dar continuidade aos cursos de formação. Acompanhem os informativos do sindicato para se manter informado.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X