SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Copom reduz juros em 0,50 ponto, para 12,75% ao ano


Em decisão tomada de forma unânime, taxa de juros atinge menor nível em 16 meses – com sinalização para novos cortes no futuro

Publicado: 21/09/2023

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Do GGN

A taxa básica de juros decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) caiu de 13,25% para 12,75%, em decisão unânime anunciada há pouco. 

Esse foi o segundo corte consecutivo na taxa básica de juros, chegando assim ao seu menor patamar em 16 meses – em maio de 2022, a taxa Selic estava em 11,75% ao ano.

Segundo comunicado divulgado após a reunião, a decisão foi tomada levando em conta “a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis”.

“(O Copom) entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025”, afirmou o colegiado.

A nota ressaltou que a decisão foi tomada “sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.

“Serenidade e moderação”

De acordo com o colegiado, a atual conjuntura econômica demanda “serenidade e moderação na condução da política monetária”, uma vez que o cenário tem sido marcado por expectativas de inflação com reancoragem parcial e um processo desinflacionário que tende a ser mais lento.

“O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, diz a nota.

Os integrantes do colegiado ressaltam que, caso o cenário esperado se confirme, existe um prognóstico unanime entre os integrantes de redução da taxa básica nas próximas reuniões, considerando que esse “é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Gabriel Muricca Galípolo, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X