SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Congresso da UNE elege nova presidente da entidade


Estudante de economia da PUC-SP, Carina Vitral, estará à frente da UNE pelos próximos dois anos

Publicado: 08/06/2015

Estudante de economia da PUC-SP,  Carina Vitral, estará à frente da UNE pelos próximos dois anos


Terminou neste domingo (7), em Goiânia, o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que elegeu a paulista Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como nova presidenta da entidade.

Dez mil estudantes de todos os estados do país foram a Goiânia para participar das atividades desde a última quarta-feira. A plenária final do encontro contou com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país. Essa edição ficou consolidada como uma das maiores já realizadas pela UNE.

O congresso definiu também os rumos e o posicionamento da UNE diante da atual conjuntura do país.

Em meio à instabilidade política do país e à ascensão do conservadorismo que chegou até a defender a ditadura militar brasileira nas ruas das grandes cidades, a UNE promoveu um ato em defesa da democracia no sábado (6), às 16h, na Arena Goiânia.

Participaram do ato de hoje diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o coletivo Fora do Eixo e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

No evento deste congresso, as pautas que predominaram nas discussões foram a defesa do investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país na educação, a posição contra a redução da maioridade penal e a defesa da Petrobras.

O encontro também discutiu o plano de ajuste do governo federal, que impôs um contingenciamento de quase R$ 70 bilhões no Orçamento. O Ministério da Educação foi um dos mais afetados, com um corte de R$ 9,4 bilhões.

Nova Presidente

Carina Vitral estará à frente de sete milhões de universitários brasileiros e terá papel destacado nas lutas dos movimentos sociais pelos próximos dois anos. Ela foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) nos últimos dois anos e esteve à frente da juventude na conquista do passe livre estudantil nos transportes do Estado.

Carina defende maior empenho da UNE na regulamentação do ensino superior privado, ampliação da assistência estudantil, mudanças na política econômica do país, taxação das grandes fortunas e a reforma política democrática com o fim do financiamento privado de campanha.

Diferentemente dos três últimos presidentes da entidade, alunos de grandes universidades públicas brasileiras como UFRJ e USP, ela representa a multidão de estudantes das particulares que se tornaram protagonistas no país a partir de programas como o Prouni e o Fies. campanhas.

Carina Vitral sucede a pernambucana Vic Barros na condução da entidade. Essa é a primeira vez que a UNE tem duas presidentas consecutivas, mostrando a atual força e a participação cada vez maior do movimento de mulheres dentro da entidade e nas universidades.

Além disso, é a primeira vez que os cargos da presidência e também da vice-presidência serão ocupados por mulheres. Ao lado de Carina estará a estudante Moara Correa Saboia, 25 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 


« Voltar


Receba Nosso Informativo

X