SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Conferência Estadual de Saúde vai ter 2ª etapa nos dias 23 e 24 de novembro


A necessidade surgiu porque não houve tempo hábil para discutir as propostas do eixo estadual e regional

Publicado: 04/11/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Será realizada uma segunda etapa da 8º Conferência Estadual de Saúde nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções, em Olinda, onde também foi realizada a primeira nesse mês de outubro. A necessidade surgiu porque não houve tempo hábil para discutir as propostas do eixo estadual e regional.

“Infelizmente, as propostas do eixo nacional ficaram comprometidas e corre o risco do evento nacional não contar com propostas de Pernambuco”, relata o conselheiro e diretor do Sindsep-PE, José Francisco de Assis. 

Ele explica que o regimento da Conferência Nacional só permite o encaminhamento de cinco propostas por eixo. Mas, devido a uma série de problemas ocorridos em Pernambuco, só foi discutido o primeiro eixo nacional Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, que não chegou a ser finalizado para que se pudesse realizar a eleição dos delegados para a Conferência Nacional. 

Na ocasião foi acordado que todos retornariam para dar continuidade à discussão dos eixos nacional, o que não ocorreu.

A Conferência Estadual foi concluída com plenário esvaziado, cerca de 40 delegados, dos 1.178 credenciados. No final, as propostas dos outros seis eixos foram aprovadas por aclamação, sem ter sido discutidas.

Outro problema, por sinal bastante repercutido pela grande mídia, foi a preocupação dos delegados de se elegeram para a Conferência Nacional, que será em Brasília, de 1 a 4 de dezembro deste ano. “Como militante do SUS eu fiquei muito triste. Esse modelo atual de conferência precisa ser revisto porque as pessoas estavam mais preocupadas em serem eleitas para a delegação nacional do que participarem da estadual, onde se analisam e discutem todas as propostas, tanto estaduais quanto nacionais”, lamenta o diretor do Sindsep.

Também não foram realizados os grupos de trabalho, justamente para discutir o modelo de gestão do SUS, as Organizações Sociais (OSs), privatizações e financiamento do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que os debates ocorram nesta segunda etapa.

A Conferência estava previstas para acontecer em Gravatá durante quatro dias em setembro. Mas, por questões de infraestrutura foi transferida para Recife e seu tempo foi reduzido para três dias. “Lá teria que ser montado um espaço provisório, refrigerado, capaz de suportar um público de duas mil pessoas, porque na cidade não tem lugar para um evento desse porte”, detalha José Francisco. 

ÚLTIMAS
No próximo dia 12, representantes da Comissão Organizadora da Conferência Estadual estarão em Brasília, na reunião do pleno do Conselho Nacional de Saúde, tentando buscar uma solução para os problemas ocorridos no Estado. “Vamos tentar incluir as propostas encaminhadas por Pernambuco no relatório da Conferência Nacional”, conta José Francisco Assis.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X