SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Concondsef reelege Sérgio Ronaldo para secretário geral da Condsef


Mais de 1.500 servidores estiveram reunidos por cinco dias para discutir e aprovar um plano de lutas que irá nortear a ação política da Condsef e do funcionalismo federal

Publicado: 09/12/2016

Da Ascom Sindsep-PE

Terminou na última quinta-feira, 8 de dezembro, o XII Congresso Nacional da Condsef (XII Concondsef). Mais de 1.500 servidores federais estiveram reunidos por cinco dias para discutir e aprovar um plano de lutas, o qual irá nortear a ação política da Condsef e do funcionalismo federal. No penúltimo dia do evento, na quarta 7, os delegados elegeram a nova direção da confederação, que vai comandar a entidade nos próximos três anos.

Depois de uma disputa acirrada, com três chapas inscritas, venceu a chapa 3, com 840 votos, reconduzindo Sérgio Ronaldo para o cargo e secretário geral da Condsef. Pernambuco também deve estar presente na nova direção da entidade, mas esses nomes só serão conhecidos após as forças políticas indicarem seus representantes, o que deve acontecer até janeiro, quando termina o mandato da atual gestão. A chapa 2 obteve 401 votos, enquanto a chapa 1 recebeu o voto de 211 delegados. Seis pessoas se abstiveram.

No último dia do congresso, a discussão girou em torno a fusão da Condsef com a Federação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fenadsef), criada no primeiro semestre de 2016. Foi aprovada a cisão das duas instituições, mas a nova entidade vai manter a marca Condsef como nome de fantasia, já que há quase 30 anos a confederação se consolidou como a principal representação de luta dos servidores federais. A partir de agora, a Condsef será Condsef/Fenadsef.

“Um congresso com mais de 1.500 pessoas reunidas é sempre difícil. São várias correntes políticas. Mas o saldo é positivo, porque temos objetivos comuns, que é lutar contra esse governo ilegítimo, contra o golpe em curso, contra o desmonte do Estado. Saímos unidos para combater nosso inimigo e lutar pelos direitos dos servidores, do serviço público e pela classe trabalhadora em geral”, avaliou a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.

Pernambuco

A delegação pernambucana fez a diferença no Concondsef. Além de assegurar algumas vagas na nova direção da Condsef e nos departamentos da entidade, os servidores de Pernambuco garantiram a animação do congresso. Na terça-feira, após a plenária geral, com adereços carnavalescos, os delegados do Sindsep-PE não deixaram ninguém parado ao entoarem algumas músicas de Carnaval, como Madeira que cupim não rói e Voltei Recife.

Ao final, uma justa homenagem ao delegado mais velho do Concondsef, o servidor Heronildes de Barros, do Dnocs-PE. Com 90 anos, ele mostrou que não há idade para participar da militância sindical. Graça Oliveira saudou o veterano em nome do Sindsep-PE, da Condsef e da CUT.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X