SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Conab adere à paralisação nacional em defesa do órgão e contra o Golpe


A paralisação dos servidores da Conab se somará a mobilização nacional contra o golpe, em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas e sociais, que acontece na próxima terça-feira (10)

Publicado: 03/05/2016

Asscom Sindsep-PE

Medidas  recessivas, que podem transformar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em uma Agência de Inteligência, promover demissões e suspender benefícios de servidores, além de fechar armazéns e vender estoques de alimentos estão causando uma forte apreensão nos trabalhadores do órgão. Durante a manhã de ontem (foto ao lado), cerca de 150 servidores se reuniram na Associação Nacional dos Empregados da Conab de Pernambuco (Asnab-PE) e definiram por uma paralisação na próxima terça-feira (10/05). A paralisação dos servidores da Conab se somará a mobilização nacional contra o golpe, em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas e sociais. 

“Precisamos de uma unidade de pensamento e de ação. Essas medidas que estão querendo impor à Conab são apenas um prenúncio do que virá pela frente. Quando Fernando Collor assumiu a Presidência colocou milhares de servidores em disponibilidade, FHC retirou 55 direitos trabalhistas. Agora não será diferente. Eles estão voltando. Teremos que nos mobilizar muito para barrar esse programa de Temer que está sendo chamado de Ponte para o Futuro. Na verdade, para o trabalhador, será uma grande ponte para o  atraso”, sublinhou o secretário geral do Sindsep, José Carlos Oliveira.

Na ocasião ficou definido que dois representantes do setor irão a Brasília protocolar pessoalmente uma carta elaborada para a presidente Dilma Rousseff pelos servidores de Pernambuco. A carta destaca que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) entregou um documento a Michel Temer solicitando o fechamento da Conab. 

“Temos que ficar atentos a toda essa movimentação. Lembro que pouco antes da extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) muitos servidores não acreditava que aquilo poderia acontecer. Hoje, estamos em um momento delicado em que políticos corruptos estão tirando uma mulher honesta do poder com a ajuda da imprensa e de parte do Judiciário. Imaginem o que pode vir pela frente? Precisamos ocupar as ruas para evitarmos a retirada de nossos direitos. A primeira cartada que Temer dará ao assumir deve ser a assinatura do projeto de lei da terceirização irrestrita”, comentou o vereador e diretor do Sindsep-PE, Jurandir Liberal.

Na carta direcionada a Dilma, os servidores pedem a participação dos trabalhadores na reforma estatutária da empresa, liberação de recursos para os programas já existentes, construção de armazéns de abastecimento em pontos estratégicos de Pernambuco, capacitação dos servidores e melhora da infraestrutura já existente, com abertura de concurso. 

“Lembro que as Frentes de Emergência da era FHC nos repassavam comida de péssima qualidade. Até hoje, lembro do feijão duro que levava muito tempo para cozinhar. Éramos tratados como escravos. Hoje, a Conab garante alimento de qualidade para as pessoas de baixa renda e regula o preço dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares. Quando o preço está baixo, a Conab compra a um preço digno. Quando o preço está alto, a Conab vende a um preço baixo para o trabalhador. É com isso que o agronegócio quer acabar”, destacou o presidente da CUT, Carlos Veras, que tem sua origem no campo como trabalhador rural.

A Conab tem como missão contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas públicas e de abastecimento, além de promover assistência social por meio da agricultura familiar. A empresa é reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido, sendo visitada por delegações de diversos países que levam informações sobre as ações desenvolvidas pela Companhia. 

“Essa é a hora de nos mobilizarmos e dizermos não às perseguições. De lutarmos por nossos empregos para não sermos vítimas novamente”, concluiu o servidor da Conab e diretor do Sindsep-PE, Sérgio Viana.

Também estava presente na assembleia o líder do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, ele fez um discurso favorável à Conab, ressaltando a importância da empresa para os movimentos sociais.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X