SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Classe média vai pagar juros mais caro para financiar imóvel na Caixa, anuncia governo


“Quem é classe média tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú", disse o novo presidente da Caixa.

Publicado: 08/01/2019

Do GGN

Jair Bolsonaro deu posse a presidentes do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na segunda (7) avisando que a meta de seu governo é reduzir os bancos públicos. Na esteira da decisão, a Caixa já informou que a classe média agora vai ter que pagar juros mais caros para financiar imóveis, porque a União, controlador do banco, que ter "retorno" maior.
 
“Quem é classe média tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú. Na Caixa, vai pagar um juro maior que o do Minha Casa, certamente, porque vai ser um juro de mercado", disse Pedro Guimarães, o novo presidente da Caixa.
 
No Banco do Brasil, Rubem Novaes adiantou que há entendimento com o Banco Central e com o Ministério da Economia para "reduzir subsídios nos juros do crédito rural e ampliar o seguro agrícola."
 
Sob Bolsonaro, "os presidentes dos bancos prometeram priorizar pequenos tomadores de crédito, venda de participação em subsidiárias e o pagamento da dívida com a União", informou o Estadão.
 
Paulo Guedes fez, na cerimônia de posse, um discurso contra o que classificou como interferência política nos bancos, que não teria dado o retorno financeiro esperado. O jornal lembrou que em 2012 o governo Dilma Rousseff reduziu os juros dos bancos públicos, mas os privados não acompanharam.
 
A jornalista Miriam Leitão publicou em O Globo um artigo criticando a postura do governo, que fala em abrir a "caixa preta" dos bancos e fazer gestão transparente, sem observar que várias medidas foram tomadas nos últimos três anos, segundo a jornalista. Ela alertou para o perigo de cair no discurso de Bolsonaro, como se as melhorias fosse algo a surgir a partir de agora.
 
"O importante é que o processo de aperfeiçoamento continue. Muita coisa já foi feita. Muita há por fazer. O governo Bolsonaro não está inaugurando o Brasil."
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X