SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Centrais apresentam pauta da classe trabalhadora ao governo


A CUT e as demais centrais sindicais brasileiras irão promover uma grande Plenária Sindical na próxima segunda-feira (12) para debater as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do governo federal

Publicado: 09/06/2023


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais brasileiras irão promover uma grande Plenária Sindical na próxima segunda-feira para debater as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do governo federal com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na ocasião, a ministra ouvirá as propostas do movimento sindical ao PPA Participativo, instrumento criado para que a sociedade civil possa opinar direta e efetivamente sobre rumos do governo. 

A questão principal a ser debatida na Plenária é: que país você, trabalhador e trabalhadora, quer para os próximos quatro anos? Foram convidados 300 sindicalistas para o encontro. A pauta da classe trabalhadora detalha 63 reivindicações e propostas elaboradas em conjunto pelas centrais sindicais durante o Conclat-2022. 

Para o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, é muito importante expor à ministra as propostas e demandas da classe trabalhadora de todo país para compor um plano plurianual realmente democrático e que atenda às necessidades reais do povo trabalhador. Segundo ele, as propostas das centrais terão como  prioridades o crescimento econômico sustentável e a geração de empregos de qualidade, com direitos.

“Após derrotar o fascismo e retomar a democracia, com a vitória nas eleições do ano passado, nossa tarefa é seguir na luta para recolocar o país no caminho do desenvolvimento e do crescimento e, para isso, teremos de comprar e vencer muita briga”, ressaltou Sérgio Nobre. “Isso vai exigir ainda mais unidade do movimento sindical, que agora tem espaço de fala, diálogo e protagonismo por conta de um governo democrático”, afirmou o presidente nacional da CUT.

O Plano Plurianual é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente, e define metas, diretrizes e programas do governo. Em 2023, ele está sendo elaborado com o apoio aberto da população por meio da plataforma Brasil Participativo AQUI

No momento, o PPA está em fase de construção das propostas e será entregue ao Congresso Nacional em agosto. Mais de 18 mil pessoas já participaram das plenárias do PPA Participativo em 11 estados. Todos os 26 estados mais o Distrito Federal irão realizar plenárias. Já a plataforma Brasil Participativo reúne mais de 165 mil usuários, 176 mil votos e duas mil propostas. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X