SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

#Bolsonaro nunca mais! Atos de rua serão realizados neste sábado (09)


Em todos os estados brasileiros serão realizadas mobilizações contra a carestia, o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do gás, a fome e o desemprego

Publicado: 07/04/2022


O povo brasileiro voltará às ruas neste sábado (09/04) no primeiro grande ato de 2022 contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Em todos os estados brasileiros serão realizadas mobilizações contra a carestia, o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do gás, a fome e o desemprego. O grito #BolsonaroNuncaMais ecoará por todo o país. Os atos integram a Campanha Fora Bolsonaro e estão sendo organizados pela CUT e as demais centrais sindicais, diversos sindicatos espalhados pelo país e movimentos populares. 

No Recife, a concentração ocorrerá no parque Treze de Maio, rua Santa Isabel, a partir das 9h. O final da caminhada será na Praça do Carmo. É de fundamental importância que os servidores federais compareçam a este ato uma vez que a categoria é uma das mais prejudicadas por este governo. 

O governo Bolsonaro é desaprovado por 63% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nessa quarta-feira (6). Esse é o mesmo percentual dos brasileiros que acreditam que a gestão econômica vai no caminho errado e se dizem preocupados com as altas taxas de desemprego e disparada da inflação, impactada principalmente pelo aumento dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha e os dos alimentos. Segundo a pesquisa, Bolsonaro também é apontado por 43% dos brasileiros como o pior presidente do país, desde a redemocratização.

Apenas em 2021, foram realizados nove grandes atos, todos com milhares de pessoas nas ruas das grandes capitais, cidades do interior do Brasil e em outros países. Os atos deste sábado deverão dar início a uma série de mobilizações que ocorrerão neste ano. Isso porque a grande maioria da população não aguenta mais este governo. 

Servidores federais 

Os servidores federais têm motivos de sobra para irem às ruas contra o governo Bolsonaro. Desde o último mês de janeiro que os trabalhadores tentam negociar a campanha salarial 2022 e nada. Representantes do governo se negam a iniciar um processo de negociação.

A base dos trabalhadores do serviço público federal está há mais de cinco anos sem qualquer reposição. E a inflação deste período corroeu em cerca de 30% o salário de todos.  Mas na pauta dos servidores públicos estava apenas a reposição referente aos últimos três anos do governo Bolsonaro, que é de 19,99%. Mas esse percentual, acima da inflação anual, só poderia ser dado até o último dia 5 de abril, já que estamos em ano eleitoral. Mas o governo ainda pode conceder a reposição  referente à inflação anual. Basta querer. 

Enquanto os salários dos servidores estão congelados, a inflação continua descontrolada. O Brasil já está há mais de seis meses com a inflação ao consumidor acumulada acima de 10% ao ano. A política de paridade internacional dos preços dos combustíveis mantida pelo governo Bolsonaro é o maior motivo pelo qual o país se encontra à beira de um abismo sócio-econômico.  O preço do barril do petróleo já sofreu valorização de mais de 60%, apenas em 2022, influenciando no aumento dos valores dos alimentos e de todos os demais produtos comercializados no país. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X