SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Assembleias em todo o país discutem luta contra a extinção da Funasa


Em Pernambuco, a assembleia (FOTO), que ocorreu na sede da Funasa, contou com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo servidores(as), terceirizados(as), representantes da Funasa e de entidades sindicais

Publicado: 23/01/2023
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Servidores e servidoras da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma das principais instituições públicas de atenção à saúde e ao saneamento de áreas rurais e de pequenas localidades, estiveram reunidos em assembleias extraordinárias que aconteceram nacionalmente, nesta segunda-feira (23), para discutir a Medida Provisória (MP) 1.156/2023 que, caso não seja revertida, tem como consequência a extinção do órgão a partir de desta terça, 24 de janeiro.  

Em Pernambuco, a assembleia (FOTO), que ocorreu na sede da Funasa, foi dirigida pelo secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira, e contou com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo servidores(as), terceirizados(as), representantes da Funasa e de entidades sindicais.  

“Do ponto de vista das políticas públicas a Funasa é muito importante, ações dedicadas ao saneamento rural e ao saneamento das pequenas localidades serão extremamente impactadas com a extinção do órgão e a transferência de suas atividades para o Ministério das Cidades”, afirmou a Superintendente substituta da Funasa-PE, Helena Magalhães. Ela ainda pontuou que a atitude abrupta do governo através da implantação da medida provisória a pegou de surpresa, e disse que espera que haja diálogo para reverter a situação o mais rápido possível.

“Estamos acompanhando semanalmente as plenárias da Condsef e todas as diretrizes repassadas são colocadas em prática aqui no Estado de forma a respeitar a autonomia sindical. Iremos organizar todos os documentos técnicos em defesa da Funasa e começar, caso a MP continue em vigor, a trabalhar pressionando o governo junto aos parlamentares para que haja a retirada da medida provisória”, afirmou José Felipe Pereira.  
 
As ações da Funasa consistem no trabalho de prevenção e combate à doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento básico e no combate e controle de endemias, além da pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde. O órgão exerce também papel relevante na efetivação da reforma sanitária promovida pelo Ministério da Saúde, além de ser mais uma ação decisiva na implementação e ampliação do SUS no país. 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X