SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Assembleia na Conab quinta (1º) sobre campanha salarial e plano de saúde


O Sindsep-PE convoca todos os empregados da Conab para uma assembleia extraordinária que será realizada nesta quinta-feira, 1º de março, às 9h, na Asnab. Na pauta do encontro, campanha salarial e plano de saúde

Publicado: 27/02/2018
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O Sindsep-PE convoca todos os empregados da Conab para uma assembleia extraordinária que será realizada nesta quinta-feira, 1º de março, às 9h, na Asnab, localizada nas instalações da companhia, no bairro da Iputinga. A pauta do encontro vai girar em torno de duas questões específicas (campanha salarial e plano de saúde), em caráter informativo, mas também deliberativo. Por isso, é importante a participação de todos. 

A campanha salarial a qual a assembleia se refere é a do ano passado, que até agora não foi concluída. A data-base dos empregados da Conab venceu desde 1º de setembro passado e por isso o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 já precisou ser prorrogado duas vezes. A última já vence agora, no final de março.

“Temos que decidir o que fazer. A nossa última reunião com a direção da Conab foi no final do ano passado e foi oferecido reajuste zero. Não aceitamos”, conta o diretor do Sindsep-PE e empregado da companhia, Sérgio Viana.

Ele informou que a Fenadsef já cobrou nova reunião com a direção da Conab, mas até agora não teve resposta. Disse também que é preciso decidir, caso o governo insista no reajuste zero, se vai ser necessário entrar com o dissídio coletivo. Enquanto não se resolve o impasse, é necessário pedir mais uma vez a renovação do ACT, a partir de 1º de abril.


“O que não podemos é ficar descobertos. Precisamos garantir cláusulas como as da assistência médica, do tíquete e do auxílio escola, porque benefício não é salário”, alerta Sérgio Viana. Caso o ACT 2017/2018 vá ao dissídio, a expectativa é garantir ao menos a correção inflacionária nos salários e benefícios. 

PLANO DE SAÚDE
Outro ponto a ser abordado na reunião dessa quinta-feira é a questão do plano de saúde. Os trabalhadores estão preocupados com as resoluções 22 e 23 publicadas pelo Ministério do Planejamento, no Diário Oficial da União do dia 26 de janeiro. Segundo as novas regras, dentro de quatro anos a União vai diminuir sua participação no plano de saúde dos empregados de empresa públicas e os novos concursados não terão mais direito ao benefício. Por outro lado e de forma contraditória, o governo exige maior participação na direção dos planos de autogestão. 

Especificamente os emprega-dos da Conab estão com problemas no plano de saúde, que insiste em receber as mães dos titulares como dependentes atípicas. Ou seja, elas não tem direito a cirurgias, dentistas e outros benefícios. Para resolver o problema, já está sendo estudada uma forma de acionar a Justiça.

EBSERH
Nesta quinta-feira tem ato público na Ebserh Recife, das 10h às 12h, na Portaria 4 do Hospital das Clínicas da UFPE. A atividade faz parte de uma Dia Nacional de Luta do setor convocado pela Fenadsef. É que em 1º de março vence a data-base da categoria sem avanços nas negociações e sem que a Justiça tenha julgado o dissídio do acordo passado. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X