SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Assembleia dos trabalhadores da Hemobrás na próxima segunda (12)


Nessa terça-feira (06), os(as) empregados(as) da Hemobrás realizaram um dia de paralisação com uma ação solidária de doação de sangue no Hemope e no Hemoíba, em João Pessoa

Publicado: 06/06/2023


Os trabalhadores e trabalhadoras da Hemobrás irão participar de uma assembleia extraordinária, na próxima segunda-feira (12/06), às 8h30 em primeira convocação e, às 9h, em segunda. Na pauta, a apreciação, análise e votação da contraproposta a ser apresentada pela empresa pública com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024, bem como outros encaminhamentos relacionados ao ACT, inclusive sobre a possibilidade de greve e dissídio coletivo. O encontro acontecerá através da plataforma Zoom. O link de acesso à reunião será disponibilizado aos interessados trinta minutos antes do início da assembleia.

Nesta terça-feira (06), os(as) empregados(as) da Hemobrás realizaram um dia de paralisação com uma ação solidária de doação de sangue no Hemope e no Hemoíba, em João Pessoa. A mobilização reuniu cerca de 100 trabalhadores(as), durante toda a manhã, nos dois centros de doação. O coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, o secretário-geral do Sindicato, José Felipe Pereira, e a diretora do Sindsep e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo, estiveram no ato do Hemope. 

Nessa segunda-feira (05), a diretoria executiva da Hemobrás emitiu um comunicado para seu corpo funcional afirmando que as tratativas do ACT já teriam sido encerradas sem sucesso no dia 31 de maio e lembrando que, em decorrência disso, a partir do mês de junho, o ACT 2022/2023 não seria mais prorrogado. 

“A não prorrogação do ACT foi a forma que a empresa encontrou de forçar os trabalhadores e trabalhadoras a aceitarem a sua proposta. O ACT da Conab, por exemplo, foi prorrogado por 44 vezes durante o governo Bolsonaro. Claro quer não queremos ver isso novamente em nenhuma empresa pública, mas a Hemobrás poderia prorrogar o atual ACT por um período de mais um mês para que o acordo fosse fechado. Diante da situação, iremos continuar dialogando na esperança de resolver o impasse sem a necessidade de uma greve”, destacou José Carlos.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Hemobrás rejeitaram a proposta referente ao ACT 2023/2024 feita pela empresa. A direção da Hemobrás fez a proposta de reajuste salarial e das cláusulas sociais de natureza econômica de 90% do INPC do período da data-base, a partir do fechamento do acordo. A categoria decidiu continuar na luta pelo reajuste de 100% do IPCA (5,79%) mais 2,2% de ganho real, com reflexo nos tickets alimentação e plano de saúde. 

"A não prorrogação do ACT levou ao corte dos benefícios. Nós estamos em meio a um processo de negociação com a Empresa. E em um processo negocial não caberia, jamais, esse ato de intransigência. Esse é um momento de diálogo e a construção deste diálogo se dá por ambas as partes. Para além disso, a proposta dos trabalhadores e trabalhadoras nada mais é do que a proposta que a própria Hemobrás fez a Sest (Secretaria de Controle de Empresas Estatais), de reajuste em um percentual de 7,71%. Então, eles trabalham na expectativa de que a empresa cumpra o que ela mesmo propôs", comentou Elna Melo.   

A Hemobrás poderá apresentar uma contraproposta na próxima sexta-feira (09/06). 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X