SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Assembleia debate permanência de documentos da Gerap em Recife


Na ocasião, ficou determinado que o Sindicato irá lutar pela permanência dos documentos no Recife e para que seja mantida uma equipe de funcionários, na Sudene, para atender aos servidores

Publicado: 16/11/2015

Ascom Sindsep-PE

O Sindsep realizou uma assembleia, na manhã de hoje, com os aposentados e pensionistas dos Órgãos Extintos. O encontro, que aconteceu na Sudene, teve como objetivo debater a pauta que será levada para a mesa de negociação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para evitar a retirada das 12 mil pastas funcionais de servidores da extinta Gerência de Administração de Aposentados e Pensionistas de Órgãos Extintos (Gerap).

Na ocasião, ficou determinado que o Sindicato irá lutar pela permanência dos documentos no Recife e para que seja mantida uma equipe de funcionários, na Sudene, para atender aos servidores.

A ideia do Governo Federal é levar todas as pastas funcionais para Brasília, digitaliza-las e disponibilizá-las na internet. Mas o Sindsep é contrário a retirada dos documentos porque a grande maioria dos servidores aposentados e pensionistas, que possuem uma idade média de 70 anos, não tem familiaridade com a rede de computadores. Além disso, devido a grande quantidade de documentos, não se espera que essas pastas sejam digitalizadas em um período curto de tempo.

“Agora, mais do que nunca, estamos precisando da união de todos para evitar que mais essa injustiça seja feita”, destacou o secretário-geral do Sindsep, José Carlos Oliveira.

Nas pastas funcionais da Gerap estão os históricos profissionais dos servidores. São documentos importantes que sempre são utilizados para consultas ou quando há a necessidade de impetrar uma ação judicial, por exemplo. "Caso o servidor necessite de um documento no intervalo de tempo necessário para ele ser digitalizado, terá que recorrer a Brasília. E isso vai ser muito complicado", comentou o diretor do Sindsep, Jurandir Liberal.

Os documentos já deveriam ter sido levados desde o dia 9 de novembro, caso o Sindicato não tivesse promovido uma mobilização. Mas depois de várias reuniões, troca de ofícios, contatos telefônicos, e-mails e ocupação de salas, o Sindsep conseguiu fazer com que os documentos permanecessem no 9º andar da Sudene, por um prazo de um mês até as negociações serem encerradas. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X