SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

As prioridades do Sindsep-PE em 2015


Lutar para defender o serviço público e os servidores federais foi uma das prioridades do Sindsep-PE em 2015, mas não foi a única

Publicado: 31/12/2015

Ascom Sindsep-PE

Lutar para defender o serviço público e os servidores federais foi uma das prioridades do Sindsep-PE em 2015, mas não foi a única. Para se contrapor às ideias conservadoras que tomaram conta do cenário político este ano, o sindicato abriu as portas para a sociedade e inovou com a realização de mini-cursos de formação política, sediando os encontros do Núcleo de Estudos - Política, Economia e Sindicalismo (NEP), além de implantar na sua agenda a feirinha de produtos orgânicos, reunindo alimentos sem agrotóxicos de assentamentos da reforma agrária. Também foi preciso participar e apoiar iniciativas vindas da sociedade civil organizada que dialogavam com os ideais progressistas.

“Nosso objetivo foi fomentar a consciência critica de nossa base e da sociedade como um todo. Não podemos nos formar e informar pelo que diz, por exemplo, essa mídia conservadora. Precisamos beber de outras fontes, principalmente daquelas que se opõe ao sistema dominante que aliena e aprisiona a classe trabalhadora”, justifica a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.

Por meio de uma parceria com o Núcleo de Estudos Estratégicos de Política Eleitoral (NEEPE) da UFPE, no segundo semestre de 2015 o sindicato realizou dois mini-cursos ministrados pelo cientista político e professor da Universidade Federal do Estado, Michel Zaidan. O primeiro foi Ética na Política, realizado em agosto. Os participantes puderam conhecer mais sobre as teorias procedimentais e as teorias normativas da política. Foram vistos teóricos como Maquiavel, Rousseau e Hegel. Também foram trabalhados conceitos como Estado, moral e ética e como isso se reflete nos conflitos sociais.

O segundo mini-curso foi entre os meses de setembro e outubro e trouxe a temática O modelo político Brasileiro. O curso abordou as origens da engenharia institucional do presidencialismo e da relação entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). “Esse curso aconteceu num momento propício, considerando incertezas políticas, econômicas, sociais e éticas, com a classe política desacreditada, fruto de um sistema eleitoral distorcido, que favorece o sistema econômico”, pontua Graça Oliveira.

EM DATAS COMEMORATIVAS como aniversário do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas e do próprio Sindsep, Dia dos Pais e Dia do Servidor, foram realizados debates sobre temas importantes que permeiam a conjuntura política e econômica do país. “Diante do momento conturbado em que vivemos, precisávamos fazer uma reflexão sobre a atual situação política do país e do servidor público. É nosso dever como sindicato cidadão”, explica Graça.

Gênero, raça/etnia e saúde do trabalhador foi um tema trabalhado ao longo do ano, por meio de seminários, pela Secretaria de Políticas Públicas do sindicato. Foram realizados eventos em Caruaru, Garanhuns, Palmares e Vitória de Santo Antão. Exceto em Vitória, que o evento consistiu numa roda de diálogo, nas demais cidades foram realizadas palestras, debates e dinâmicas de grupo para, ao final, os participantes definirem um plano de luta.

A ideia é que o resultado obtido nessas atividades seja trabalhado pelas direções territoriais e/ou pelas representações de base. Segundo a Secretaria de Políticas Públicas, em 2016 o trabalho continua. Dessa vez serão realizados seminários em Salgueiro, Petrolina e na Região Metropolitana do Recife.

DE OLHO NA QUALIDADE DE VIDA dos associados e da população de uma maneira geral, o Sindsep lançou em outubro a feira de produtos orgânicos, que acontece todas as quintas-feiras, na sede da entidade. A iniciativa é uma parceria com a Associação dos Servidores do Incra em Pernambuco (Assincra-PE). Os produtos orgânicos são de assentamentos do MST, localizados no município de Pombos. As frutas, leguminosas, raízes e verdura à venda são livres de agrotóxicos, plantados com técnicas de compostagem, utilizando biofertilizantes e rotação de cultura.

A rede Vida Viva é outra iniciativa da qual o Sindsep participa visando à melhoria da qualidade de vida do trabalhador. É uma parceria já de alguns anos e em 2015 foi selada pela realização de um encontro nacional realizado em Itamaracá reunindo sindicalistas do Brasil, Colômbia, Alemanha, Moçambique e Siri Lanka. A rede busca a harmonia da tríade vida, saúde e trabalho. Para isso, possui ferramentas para a intervenção nos locais de trabalho.

Um exemplo de atuação do Vida Viva foi uma oficina de saúde promovida pelos servidores da base Wagner Diniz (Ministério da Defesa) e Zenildo Gonçalves (Ministério da Saúde), no dia 29 de outubro, em Caruaru. Foi feito um mapeamento do processo de adoecimento dos servidores federais naquela região, das condições de trabalho e do impacto de tudo isso na vida deles. Como resultado dessa oficina foi tirado um plano de ação.

O SINDSEP AINDA GARANTIU NOVAS CONQUISTAS JUDICIAIS para seus associados em 2015. Ao todo, foram 1.041 processos vitoriosos que beneficiaram 1.521 servidores. As ações foram referentes a gratificações de desempenho e produtividade, exercícios anteriores, licença prêmio em pecúnia, abono de permanência de servidores de diversos órgãos, insalubridade, auxílio alimentação, 3,17%, 28,86% e Gratificação de Desempenho de Atividade de Reforma Agrária (GDARA).  O sindicato também levou o atendimento Jurídico para o interior do Estado, nas assembleias da Ebserh em Petrolina e nos encontros de Políticas Públicas de Garanhuns, Caruaru e Palmares.

No campo de infraestrutura, as subsedes foram otimizadas, com a aquisição de equipamentos de informática para melhor atender o servidor, o qual não precisa necessariamente se deslocar para o Recife para ter acesso aos serviços do sindicato. Pode fazer isso nas subsedes de Ribeirão, Palmares, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. A sede do sindicato também passou por melhorias. Durante o recesso de final de ano, o piso de madeira foi recuperado e foi feita a restauração do caramanchão, uma relíquia arquitetônica que fica no jardim do Sindsep.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X