SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Aniversário de 40 anos da CUT terá festa no Recife


A festa de aniversário de 40 anos da Central acontecerá no Armazém do Campo do MST, localizado no centro do Recife, a partir das 18h

Publicado: 24/08/2023




A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completará 40 anos de fundação na próxima segunda-feira (28 de agosto) e a classe trabalhadora do Recife ganhará como presente uma noite de atrações culturais e musicais. A festa de aniversário de 40 anos da Central será aberta ao público e acontecerá no Armazém do Campo do MST, localizado no centro do Recife, a partir das 18h. Na ocasião, também haverá a posse da nova diretoria da CUT-PE. Outras comemorações ocorrerão em todos os estados brasileiros.

O diretor de Imprensa e Divulgação do Sindsep-PE, Eduardo Albuquerque, tomará posse na executiva da Central como diretor da Secretaria de Organização Sindical. Na diretoria da CUT-PE também estão o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira, a secretária de Políticas Públicas do Sindicato, Gislaine Fernandes, além da servidora aposentada do Incra e militante do Sindsep, Vilma Maria. 

Foram 40 anos de luta 

A criação da CUT desafiou a legislação sindical do regime militar, na década de 1980, que proibia a organização dos trabalhadores de diferentes categorias em uma só entidade.

Entre os dias 26 e 28 de agosto de 1983, trabalhadores e trabalhadoras ocuparam o galpão que um dia sediou o maior estúdio cinematográfico brasileiro, o extinto Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), para realizar o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT).

Mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do país estavam presentes. Foram 5.059 delegados, representando 912 entidades - 335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais e 99 associações de funcionários públicos, cinco federações, oito entidades nacionais e confederações. E a representação do Sindsep-PE estava lá.

O Brasil enfrentava uma crise econômica com inflação de 150% e devia mais de US$ 100 bilhões. Um mês antes de a CUT ser fundada, houve greve geral em todo o país. Como efeito da recessão, apenas nos dois primeiros meses de 1983, a indústria paulista demitiu 47 mil trabalhadores, quase o total das demissões do ano anterior. Os brasileiros e brasileiras viviam sob repressão, recessão, desemprego e com salários achatados e corroídos pelos índices inflacionários. 

O Congresso de fundação da CUT aprovou as lutas pelo fim da Lei de Segurança Nacional e do regime militar, eleições diretas para presidente, o combate à política econômica do governo (o general João Batista Figueiredo era o presidente da República), o rompimento dos acordos com o FMI, contra o desemprego, pela reforma agrária sob controle dos trabalhadores, reajustes trimestrais dos salários, a liberdade de organização política e liberdade e autonomia sindical. 

Para o primeiro ano de vida da Central, foi eleita uma coordenação cujo coordenador-geral era Jair Meneguelli, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (hoje Metalúrgicos do ABC), que estava sob intervenção. Em 1984, a CUT elegeu uma direção com chapa completa e seu primeiro presidente também foi Meneguelli. 

Pernambuco 

Em Pernambuco, ocorreu o I Congresso Estadual da Classe Trabalhadora de Pernambuco (I CECLAT/PE), entre os dias 27 e 29 de julho de 1984, com a presença de membros da executiva nacional da CUT e de seu presidente, Jair Meneguelli. Na ocasião, foi eleito como presidente da CUT-PE o deputado estadual (PT), João Paulo.  

Central de massas

Começaria, então, a história de uma central sindical de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. Hoje, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país, com 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de associados(as) e 25,8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.

Desde a sua fundação, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.

SERVIÇO:

Festa de 40 anos da CUT

Data: 28 de agosto (segunda-feira)

Hora: 18h

Local: Armazém do Campo

Endereço: Av. Martins de Barros, 387 – Santo Antônio

Com informações da CUT

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X