SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Acordo foi fechado desde janeiro, mas DEST ainda não autorizou reajuste dos empregados da Conab


É que por conta da crise, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) ainda não autorizou o pagamento

Publicado: 30/03/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Os empregados da Conab fecharam as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 com a empresa no final de janeiro, mas até agora não receberam os reajustes previstos. É que por conta da crise, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, ainda não autorizou o pagamento.  

No último dia 24, a Associação Nacional dos Empregados da Conab (Asnab) solicitou através de ofício o apoio da secretária executiva do Ministério da Agricultura, Maria Emília Mendonça, junto ao Ministério do Planejamento. A ideia é cobrar a análise do Dest o mais rápido possível, tendo em vista que as negociações com a Conab foram encerradas em janeiro, com quatro meses de atraso, já que a data-base do setor é 1º de setembro. 

O reajuste acordado para os salários e os auxílios creche e escola foi de 8,53%, abaixo da expectativa, já que os trabalhadores queriam ao menos a inflação do período, ou seja, 9,56% de acordo com o IPCA. Apenas o tíquete alimentação foi 9,53%.

“Os trabalhadores estão bastante apreensivos. A Conab só faz promessas. Disse que ia implantar o reajuste em fevereiro e não fez, em março, e também não fez. Agora ela diz que vai fazer em abril. Vamos ver não é? Tememos não receber esse reajuste porque em maio já começam as negociações do próximo acordo, sem que esse tenha sido resolvido”, pontuou o diretor do Sindsep-PE, Sérgio Viana, empregado da Conab.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X