SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Servidoras e servidores da Sudene se unem em mobilização por instalação de mesa de negociação


A categoria luta pela instalação da sua mesa específica de negociação para discutir a reestruturação do órgão, a implementação de um Plano de Cargos e Carreiras, concurso público e reajuste salarial

Publicado: 24/04/2024




As servidoras e servidores da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) estão unidos e mobilizados em torno da Campanha Salarial 2024. Um ato realizado nesta quarta-feira (24) reuniu dezenas de pessoas na frente do órgão, localizado em Boa Viagem, zona sul do Recife. A fala do coordenador-geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira, foi intercalada por diversas outras falas das(os) trabalhadoras(es) do órgão. Em todas elas, o de aliança em torno das demandas da categoria.  

>>> Veja vídeo acima ou AQUI

As servidoras(es) lutam pela instalação da sua mesa específica de negociação. Nesta mesa será discutida a reestruturação do órgão, a implementação de um Plano de Cargos e Carreiras, a necessidade de um concurso público, além de um reajuste salarial que valorize o trabalho desenvolvido pela categoria.

A proposta de instalação da mesa já foi encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde 2023. Mas, até agora, as servidoras(es) não obtiveram resposta. Importante destacar que o governo já instalou 23 mesas específicas de negociação. Em 11 delas já foram fechados acordos.

“A Sudene foi criada pelo economista Celso Furtado, diante de um quadro de desigualdade regional, visando buscar alternativas de desenvolvimento para a região Nordeste. A questão é que o órgão foi enfraquecido com o passar dos anos e chegou a ser extinto. Em seguida, ele foi recriado, mas não reestruturado. Não temos Plano de Cargos e servidores suficientes para a demanda. Precisamos resgatar a força deste órgão”, destacou o servidor Lautenyr Canel.

A Sudene possui cerca de 200 servidoras e servidores. No período em que a sua atuação foi mais forte, a Superintendência contava com 1600 trabalhadoras(es) apenas no Recife, além do pessoal dos escritórios estaduais.

Reunião com MGI nesta quinta (25)

A direção da Condsef/Fenadsef participará de uma reunião com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (25) para buscar firmar termo de compromisso que assegura reajuste em benefícios e instalação imediata de mesas temporárias e específicas de todas as categorias do Executivo Federal.

O objetivo é tratar da formalização do termo de acordo da proposta que foi apresentada pelo governo na 8ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) no dia 10 de abril.

“Foi muito bom ver essa mobilização na Sudene. Bom ver essa categoria unida e mobilizada mais uma vez. Graças a nossa pressão, teremos uma nova reunião com representantes do MGI amanhã e acreditamos que já teremos um retorno”, informou José Carlos de Oliveira.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X