Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 19/02/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
O Sindsep-PE sedia no próximo sábado, dia 27 de fevereiro, das 10h às 13h, a palestra Democracia e os meios de comunicação, com o jornalista político Franklin Martins. O evento é aberto ao público e está sendo promovido pelo Núcleo de Estudos – Política, Economia e Sindicalismo (NEP). O debate será mediado pelo filósofo Jairo Cabral e pelo advogado Cláudio Ferreira.
“Os meios de comunicação do país são hoje um grande partido de oposição ao governo. Eles distorcem a verdade. Não me recordo de precedentes tão fortes nos meus 45 anos de militância política”, diz Jairo Cabral, que já foi sindicalista, inclusive presidente da CUT-PE.
Franklin Martins trabalhou em grandes empresas de comunicação como Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S. Paulo, o Jornal de Brasília, a revista Época, as rádios CBN e Bandeirantes, o SBT, a TV Globo e a TV Bandeirantes. De 2007 a 2010, durante o primeiro mandato do presidente Lula ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
No governo, o jornalista político realizou a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e foi um dos idealizadores da criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em seus discursos sempre defendeu um novo marco regulatório para as comunicações e abriu espaço para a mídia alternativa e blogs.
Além de jornalista, Franklin Martins é escritor. Ao longo da sua carreira publicou vários livros, entre eles, o clássico Jornalismo Político e a trilogia Quem inventou o Brasil.
NÚCLEO DE ESTUDOS
O NEP é formado por militantes de esquerda de vários setores, com o objetivo de aprimorar a formação política da classe trabalhadora. O grupo iniciou os trabalhos em 2015, depois de cerca de um ano de acúmulo de discussões.
Os integrantes do NEP querem evitar o engessamento do pensamento progressista, por isso estão organizando debates abertos ao público constantemente. Além de promover esses debates, o núcleo de estudos produz os textos que são analisados nos debates. Eles usam a metodologia da análise reflexiva, que é diferente da maioria dos cursos de formação tradicionais, com o objetivo de somar conteúdos.