SAC: (81) 3421.9000

Menu

SINDSEP-PESINDSEP-PE

Notícias

Fenadsef se reúne com entidades para discutir ACT dos empregados da Conab

Fonte: Ascom Sindsep-PE
14/11/2017





Na busca de um consenso para negociar o Acordo Coletivo (ACT) dos trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fenadsef se reuniu nessa terça-feira, dia 14, em Brasília, com representantes da associação nacional dos empregados, a Asnab, com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fesenge) e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). 

Apesar das divergências entre as entidades foi possível chegar a um entendimento sobre a necessidade de retomar urgente as negociações do acordo coletivo. Já foi solicitada reunião com a direção da Conab e agora a Fenadsef aguarda o retorno da companhia. 

Durante a reunião dessa terça foram discutidas várias possibilidades, inclusive a proposta de manter as cláusulas sociais e levar as econômicas ao dissídio coletivo. Essa ideia surgiu com base nos últimos posicionamentos da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério do Planejamento, que está oferecendo reajuste zero para os trabalhadores das empresas públicas. 

O dissídio das cláusulas econômicas é apenas uma alternativa apontada pela Fenadsef. É preciso ainda negociar com a Conab e ter certeza de um possível reajuste zero. Caso seja essa a proposta da companhia, as entidades devem referendar a proposta do dissídio em assembleias nos estados. Lembrando que em encontro nacional dos trabalhadores de empresas públicas, os empregados da Conab não descartaram a possibilidade de deflagrar greve por tempo indeterminado. 

Na reunião dessa terça, a CNTC manteve discurso intransigente. Disse que pode negociar com a Fenadsef, Asnab e Fesenge, mas quer assinar o acordo coletivo sozinha. A Fenadsef não aceitou e ratificou que não abre mão de assinar o ACT. Diante do impasse, a CNTC se retirou da reunião antes do fim. 

Está previsto para 20 de novembro, o julgamento do mérito de ação judicial, na qual a Fenadsef solicita representatividade dos empregados da Conab. No início de outubro, a juíza Elysangela de Souza Castro Dickel, da 1ª Vara do Trabalho de Brasília, concedeu liminar favorável. No documento, a Justiça reconhece a federação como única representante legítima dos trabalhadores da Conab. 


« Voltar

Últimas Notícias


Mais notícias »

Receba Nosso Informativo

X